Três jovens da Escola Secundária de Arouca venceram, a semana passada, o prémio de originalidade European Patent Office (EPO) no Concurso Europeu para Jovens Cientistas 2012 (EUCYS), que teve lugar na Eslováquia.
Armindo Fernandes, Mariana dos Santos e Ricardo Fernandes, com idades compreendidas entre os 17 e os 18 anos, ganharam o galardão graças ao projeto “Flies on the Phone”, que tenta perceber a relação entre a fertilidade masculina da mosca-do-vinagre quando exposta à radiação emitida pelos telemóveis.
Com esta pesquisa, os estudantes descobriram que a radiação provoca uma redução na fertilidade masculina da mosca-do-vinagre. Apesar de esta exposição não exercer uma influência negativa na quantidade e qualidade do esperma, a radiação diminui a capacidade de os machos atraírem as fêmeas porque as asas dos machos (órgão usado para cortejar as moscas fêmeas) são afetadas na sua morfologia.
Para além das implicações diretas que a radiação tem sobre estas espécies, a radiação eletromagnética também afeta as futuras gerações desta espécie a nível comportamental e morfológico.
Este prémio é atribuído a apenas seis concorrentes, sendo que os vencedores ganham uma visita de cinco dias ao escritório europeu de patentes, que se situa em Munique, na Alemanha, e ao património cultural da cidade.
A 24ª edição do EUCYS contou com 123 estudantes de 37 países, que no total apresentaram 83 projetos a concurso.
Clique AQUI para aceder à lista de vencedores.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]