As férias destinam-se a três famílias com todos os membros desempregados e que tenham filhos menores, avança a agência noticiosa de Espanha EFE. A oferta terá a duração de uma semana e está já marcada para o mês de Setembro.
Sob o nome “Somos solidarios”, a iniciativa resultou de uma reunião entre gestores hoteleiros e comerciantes e foi inspirada no espírito de superação da Seleção Espanhola de Futebol.
Mais de cem lojas, vários hotéis e bares, restaurantes e empresas náuticas juntaram-se para proporcionar às três famílias umas férias descansadas e sem preocupações. Os hotéis pagarão a estadia e o pequeno-almoço enquanto as lojas e os restaurantes de ocupam das restantes necessidades.
Para concorrer, as famílias espanholas teriam de cumprir os seguintes critérios: ter um agregado familiar com – no máximo – cinco elementos, enviar um comprovativo do centro de emprego em como ambos os pais estão desempregados há mais de um ano e resumir, por escrito, a história da sua situação laboral.
As famílias selecionadas terão, ainda, direito a visitas turísticas de barco pelas ilhas do Mar Menor e passeios de exploração da região acompanhados por um guia. Uma empresa local oferecerá, também, cursos de vela e de desportos náuticos a todos os elementos, numa tentativa de proporcionar diferentes experiências.
O objetivo da iniciativa é promover uma atitude positiva e dar o exemplo aos políticos, aos bancos, e aos sindicatos, sobretudo numa altura em que aquele país atravessa um período de graves dificuldades financeiras.
Com a ação, a localidade espanhola quer, igualmente, chamar a atenção da imprensa para histórias de solidariedade que continuam a ser possíveis mesmo em tempos menos bons.