por redação
A história e identidade da cidade, os seus ex-libris, o rio Douro e a gastronomia surgem como alguns dos aspetos que mais contribuíram para que o Porto fosse, uma vez mais, nomeado.
Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística mostram que a cidade é um destino cada vez mais procurado – nomeadamente para viver e trabalhar – e que o número de turistas que visitam a cidade aumenta de ano para ano.
Os dados relativos a 2016 indicam que, em termos de turismo, quem visita mais a cidade são, em primeiro lugar, os portugueses (28 por cento), logo seguidos pelos espanhóis e franceses (16 e 10 por cento, respetivamente), mas o Porto é claramente um destino cada vez mais transversal e procurado por turistas de diferentes origens.
Pedro Abrunhosa e Rúben Neves embaixadores da campanha
Por forma a potenciar as votações no Porto, a única cidade nacional a concurso, arrancou esta semana uma campanha que conta com um conjunto alargado de parceiros institucionais, entre os quais se destaca o Futebol Clube do Porto, a Fundação de Serralves, a Casa da Música, o Teatro Nacional São João ou a Metro do Porto, entre muitas outras entidades.
A campanha conta igualmente com um leque alargado de personalidades da cidade que se assumem como embaixadores. Pedro Abrunhosa, Miguel Araújo, Katty Xiomara, Rúben Neves, Sara Moreira e Júlio Magalhães são apenas alguns desses nomes. Mas “Vote Porto.” é mais que uma campanha pela região. É uma ação pelo turismo nacional, que surge cada vez mais como um setor vital para a economia portuguesa.