O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária (SAMUvet) está preparado para resgatar animais feridos, desde cães e gatos de rua, a animais utilizados nas corridas de touros, bem como cavalos que até tenham proprietários, mas que sejam encontrados sozinhos.
O SAMUvet consiste num veículo de emergência, identificado com o logotipo do serviço, que será guiado por um motorista, acompanhado de um médico veterinário com uma maleta de primeiros socorros.
Serviço vai funcionar 24 horas por dia
Quando terminar o plano-piloto, em que o SAMUVET vai funcionar 24 horas por dia durante o período de 90 dias, a Secretaria de Saúde da cidade pretende definir as diretrizes de atendimento a serem seguidas, que irão constar de um decreto a ser assinado pelo prefeito Cesar Souza Junior.
Durante o lançamento da iniciativa, o diretor do Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Saúde, Eduardo Cavallazzi, mentor do projeto, explicou que “muitos dos animais que sofrem acidentes são oriundos de abandono” e por isso necessitam da intervenção do poder público.
“Queremos dar um amparo aos bichos em situação de dificuldade. Serão 90 dias experimentais. Espero que toda a população entenda que esse é um avanço e espero também que o exemplo seja seguido por outras cidades do país, pois, além de envolver afeto, envolve saúde pública”, diz Cavallazzi num comunicado da prefeitura de Florianópolis.
Segundo o mesmo comunicado, a Diretoria de Bem-Estar Animal atende, por semana, cerca de 15 casos de cães, gatos e cavalos atropelados ou atingidos por armas de fogo.
Notícia sugerida por Maria da Luz