Lembra-se da primeira ciclovia solar que o Boas Notícias anunciou em 2011? Os mentores da iniciativa esperavam, na altura, gerar 50 kWz de energia por metro quadrado. Mas afinal, a ciclovia está a gerar mais de 70 kWz por m2, o suficiente para alimen
Lembra-se da primeira ciclovia solar que o Boas Notícias anunciou em 2011? Os mentores da iniciativa esperavam, na altura, gerar 50 kWz de energia por metro quadrado. Mas afinal, a ciclovia está a gerar mais de 70 kWz por m2, o suficiente para alimentar três casas de família durante um ano.
Quando construíram a SolaRoad, a Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada (TNO) e a empresa Imtech esperavam gerar energia apenas para alimentar os semáforos e os candeeiros públicos.
Mas a iniciativa está a ser um sucesso, produzindo mais do que 20% por cento de energia do que se esperava. "Não esperávamos que corresse tão bem, a energia gerada em 12 meses é suficiente para alimentar três casas de família durante um ano", diz Sten de Wit, porta-voz do projeto, em comunicado de imprensa.
Por enquanto, a ciclovia só se estende por 70 metros mas a ideia é ampliar esta solução a todas as ciclovias da Holanda e de outros países.
Ciclovia Solar chega aos EUA
A SolaRoad inaugurou em 2014 como um projeto piloto de três anos durante os quais serão feitos vários registos e medições a fim de melhorar a tecnologia em que assenta aquela ciclovia construída da cidade de Krommenie.
Na Primavera de 2015, por exemplo, os responsáveis verificaram que parte da camada que protege o vidro temperado estava a descamar, devido às elevadas temperaturas que atingem a superfície. Para reforçar a cobertura, os investigadores desenvolveram um novo revestimento final mais resistente.
No primeiro ano de funcionamento, a SolaRoad registou a passagem de mais de 300.000 ciclistas. O projeto tem sido de tal forma bem sucedido que, em Março, o consórcio assinou um contrato para construir uma ciclovia idêntica na Califórna, EUA.