Cicloficina é o nome da iniciativa que arranja gratuitamente bicicletas. Ao fim de cinco anos, o sucesso da iniciativa que começou em Lisboa fez com que se extendesse a outras cidades.
Cicloficina é o nome da iniciativa que arranja gratuitamente bicicletas, apostando na promoção da mobilidade sustentável através da utilização da bicicletas nas cidades. Ao fim de cinco anos, o sucesso da iniciativa que começou em Lisboa fez com que se extendesse a outras cidades.
Nascida em Lisboa, no ano de 2007, a Cicloficina só abria portas duas vezes por mês. Neste momento, graças ao sucesso alcançado, o serviço é oferecido duas vezes por semana na capital e foi alargado a outras cidades do país: Linda-a-Velha, Porto e Seixal.
A Cicloficina presta serviço gratuito de assistência técnica simples a todos os ciclistas. O site oficial acaba por ser outro meio eficaz de informação, disponibilizando tutoriais, conselhos “faça-você-mesmo”, cursos, entre outros.
Segundo explica o site oficial, a iniciativa “funciona apoiada no tempo, dedicação e mais valias dos voluntários que a fazem acontecer”.
Trata-se de um sistema de partilha de conhecimentos, em que ciclistas e profissionais utilizam os seus conhecimentos de ferramentas e mecânica de bicicletas para ajudar pessoas sem experiência preparando-as para, depois, arranjarem as suas próprias bicicletas.
Este serviço acaba por depender de parcerias e de solidariedade, através de ofertas monetárias exclusivas para peças e ferramentas ou até mesmo da oferta de peças de bicicletas que já não tenham arranjo.
Qualquer pessoa que precise de recuperar ou arranjar a sua bicicleta pode dirigir-se às Cicloficinas e levar uma bicicleta “nova” para casa.
Clique AQUI para obter mais informações da Cicloficina e os seus serviços.
[Notícia sugerida por David Ferreira]