Nos próximos dias 10 e 11 de Dezembro, a Iniciativa Auditoria Cidadã à Dívida Pública (IAC) realiza um ciclo de cinema dedicado ao tema da dívida, numa perspetiva internacional. As sessões decorrem às 19h, no Cinema São Jorge (Lisboa). A entrada é livre.
A organização da IAC explica que este pequeno ciclo de cinema procura – tal como o seu título o sugere – através do olhar do cinema, dar a conhecer sem censura, sem cortes, sem condicionamentos, o lado mais violento da organização planetária dominante.
Os filmes e pequenos documentários procuram desmontar os mecanismos do poder, de corrupção e exploração, os quais em todo o lado, usando da mesma linguagem da inevitabilidade e do recurso à imposição de receitas falidas, vão deixando a marca da sua voracidade, no confisco de pessoas e bens públicos, no desprezo pelos direitos humanos e na ameaça da própria democracia.
No texto do programa, a IAC salienta ainda que, apesar das injustiças denunciadas, estas obras revelam também um movimento de esperança, feito da vontade de cidadãos que recusam o conformismo, mulheres e homens que, com coragem e dignidade, reclamam das instituições transparência, que se batem pela justiça e assumem a responsabilidade de moldar o seu futuro, agindo em defesa da justiça, da liberdade e da democracia.
PROGRAMAÇÃO:
10 de Dezembro
– Portugal: Os Caminhos da Incerteza, de François Manceaux
11 de Dezembro
– A Ordem Criminal do Mundo, de Vicente Romero
– Da Servidão Humana, de Jean-François Brient
– Cheap Tickets, de Konstantinos Iordanou
Clique AQUI para consultar o Facebook do evento.