O fim de semana começa com “O Feiticeiro de Oz” (1939), na sexta-feira, 24 de agosto, às 21h30, no Relvado de Monserrate. Poucos serão os que não conhecem este clássico do cinema que conta a história de Dorothy, uma menina do Kansas cuja casa é arrastada pela força de um tornado. A jovem dos sapatos vermelhos ascende ao mundo de Oz, onde há fadas e bruxas, espantalhos e homens de lata que pensam e se mexem, e um leão cobarde em busca da coragem que lhe falta. Este é um grandioso musical com uma profundidade nada inocente ou infantil.
E se Dorothy ansiava retornar a casa (“there’s no place like home”), o protagonista do filme de sábado, 25 de agosto, partilha o mesmo desejo – “phone home”, repete E.T. Às 21h30, é projetado na tela gigante do Relvado de Monserrate “E.T., O Extraterrestre” (1982), de Steven Spielberg. Neste filme, há bicicletas que voam, naves espaciais que aterram e partem, e um extraterrestre que se passeia entre os humanos em noite de Halloween. E se o céu da serra de Sintra o permitir e as nuvens se ausentarem, nesta noite, “E.T., O Extraterrestre” será visionado tendo a lua cheia como companhia.
Ainda no sábado, à meia-noite, há uma Sessão Mistério no Auditório do Palácio. O filme-surpresa será revelado apenas no momento.
O ciclo de cinema prossegue no domingo à tarde. No dia 26 de agosto, às 16h00, miúdos e graúdos podem assistir ao filme “O Filho da Selva” (1942). Esta é a primeira adaptação dos célebres “Livros da Selva”, coletânea de pequenas histórias escritas por Rudyard Kipling, cujo cenário é a Índia. “O Filho da Selva” tem como personagens principais o menino-selvagem Mowgli (adotado e criado por uma alcateia de lobos), a serpente Kaa, a pantera Bagheera, o tigre Shere Khan e o elefante Hathi, entre outros. Este clássico tem a particularidade de ter sido filmado em cenários reais, com atores e animais de carne e osso (pelo menos, na sua maioria).
A segunda edição de “Esplendor na Relva” fecha com chave de ouro no Relvado de Monserrate, no domingo, 26 de agosto, às 21h30, com “Os Pássaros” (1963). Este é um dos mais conhecidos filmes de Alfred Hitchcock e um dos títulos mais pessoais e icónicos de toda a sua obra. Quando Melanie Daniels chega a Bodega Bay, atrás do solteiro Mitch, é inexplicavelmente atacada por uma gaivota. Repentinamente, milhares de pássaros reúnem-se na cidade, atacando os habitantes. Mitch e Melanie vão lutar pelas suas vidas, contra uma força mortífera inexplicável e que não pode ser detida, num dos mais aterrorizadores filmes de Hollywood, onde a vingança da natureza é devastadora.
O ciclo de cinema não fica completo sem os momentos musicais com Raúl Pinto que, de sexta a domingo, das 20h00 às 21h30, na Sala da Música, estará ao piano a interpretar temas relacionados com os filmes do programa.
“Esplendor na Relva” decorre de 3 a 26 de agosto no Parque e Palácio de Monserrate, em Sintra. São várias obras-primas do cinema do século XX para ver, muitas delas à noite e ao ar livre, numa experiência única que coloca a atmosfera dos filmes a fundir-se com o cenário natural da serra de Sintra.
Pode adquirir os bilhetes nas bilheteiras da Parques de Sintra, www.parquesdesintra.pt, www.blueticket.pt, FNAC, Worten, El Corte Inglés, Altice Arena, Media Markt, lojas ACP, rede PAGAQUI e Postos de Turismo de Sintra e Cascais.