O ciclista português Rui Silva vai pedalar 2.500 quilómetros entre a Áustria e Portugal no âmbito de um projeto ao qual deu o nome de "Pedalar Solidário" com o objetivo de angariar fundos e de divulgar as causas de dois jovens portugueses doentes.
O ciclista português Rui Silva vai pedalar 2.500 quilómetros entre a Áustria e Portugal no âmbito de um projeto ao qual deu o nome de “Pedalar Solidário” com o objetivo de angariar fundos e de divulgar as causas de dois jovens portugueses, Tiago e Vítor, impedidos pelas suas doenças de terem uma vida com qualidade.
Ao tomar conhecimento a história de Tiago, um menino com paralisia cerebral, e Vítor, um jovem com uma doença rara, e por ser um apaixonado pelo ciclismo e pelas maratonas de BTT, Rui Silva decidiu organizar uma iniciativa destinada a obter verbas para os ajudar a ter acesso a melhores cuidados médicos e, consequentemente, a um maior conforto.
“Tudo começou há cinco meses quando encontrei a página de Facebook do Tiago, onde os pais desta criança de sete anos contavam a luta constante que tinham de travar para arranjar ajuda para os dispendiosos tratamentos” do filho, explica o ciclista ribatejano em comunicado enviado ao Boas Notícias, admitindo ter ficado “muito sensibilizado” devido a esta necessidade de “cuidados constantes”.
“Depois tive também conhecimento do problema de saúde do Vítor, que tem uma doença rara que lhe provoca tumores, e o seu pedido também me tocou”, conta Rui Silva, admitindo que foi nessa altura que surgiu a ideia de arrancar com o projeto “Pedalar Solidário”, onde pode juntar a “paixão pelo ciclismo à solidariedade”.
“Propus-me cumprir o objetivo de pedalar ao longo de 2.500 quilómetros para juntar dinheiro para ajudar o Tiago e o Vítor e, ao mesmo tempo, dar o máximo de visibilidade a ambos para que mais pessoas possam contribuir”, acrescenta o desportista português.
É com este objetivo em mente que Rui Silva partirá, a 26 de Julho, da localidade de Matthigofen, na Áustria, em direção à sua terra natal, Glória do Ribatejo, onde deverá chegar 18 dias depois, a 12 de Agosto.
O ciclista conta com a cooperação de diversas marcas que vão doar materiais que serão leiloados, sendo que todo o dinheiro conseguido reverterá integralmente para as causas do Tiago e do Vítor.
Entre estas marcas estão Caixa Credito Agrícola de Salvaterra de Magos, Polisport, SCVouga, Shimano, Prototype Racing Parts, Bicycle Line, Promatur – Agência de Viagens e Turismo, Ribapedal, SNV-CNC Works, Gold Nutrition, Zozimo Designs, Zero Factory, ProGold Lubrificants e a Lima Limao Cycling Service.
Para além destes contributos, o Pedalar Solidário terá também a colaboração da organização da ultramaratona de BTT Brasil Ride e da Powerade ION4 Madrid-Lisboa que vão contribuir com a doação de inscrições nas respetivas competições as quais serão também leiloadas.
Também a Youthstream, empresa que organiza o mundial de motocross, vai dar ingressos para um dos maiores eventos mundiais da modalidade, o FIM Motocross das Nações.
Clique AQUI para aceder à página oficial do projeto “Pedalar Solidário” no Facebook e saber mais sobre esta iniciativa.