De acordo com o site oficial da empresa australiana CINTEP, que desenvolveu a tecnologia, este é o sistema de duche “mais eficiente” do mundo. O sistema usa apenas três litros de água limpa por duche e recicla a água enquanto o banho está a decorrer.
Além de poupar cerca de 70% de água, o sistema também poupa energia porque exige menos energia para canalizar a água até ao chuveiro e para aquecer a água já que esta mantém a temperatura enquanto é reciclada.
Este processo de reciclagem demora apenas 30 segundos pelo que, explica a empresa, não há o risco da pessoa que tomar banho seguinte usar a água reciclada pelo ‘banhista’ anterior.
O sistema liga o duche ao ralo por onde a água é escoada de forma a reaproveitar a água que, depois, passa por três filtros de reciclagem. Depois da filtragem, a água passa por um sistema de pasteurização (que leva o H2O a altas temperaturas eliminando 99% das bactérias) antes de ser reutilizada.
Quando o duche se desliga, a água é descarregada para a rede de esgotos para que não seja utilizada pela próxima pessoa que tomar banho.
Sistema comercializado em 2015
O sistema foi desenvolvido em 2011 e a tecnologia, que está patenteada, deverá estar no mercado já no próximo ano. Numa casa de família, a CINTEP estima que se poupe cerca de 500 euros por ano com este sistema.
Segundo conta o site da empresa, a missão da CINTEP “é fazer com que qualquer pessoa que tome duche o possa fazer durante o tempo que quiser, sem comprometer o ambiente e sem ter mais custos por isso”.
A empresa, que em 2011 venceu o grande prémio do concurso internacional Green Challenge, espera, no final de 2016, ter já instalado, pelo menos, 2.500 duches o que permitiria poupar, nos próximos dois anos, mil milhões de litros de água.
Notícia sugerida por Vítor Fernandes