As chitas vão voltar a pisar território da Índia depois de 60 anos em que estiveram extintas naquele país, devido à caça intensiva. Serão agora 18 animais desta espécie que serão reintroduzidos no país vindos do Irão, Namíbia e África do Sul.
“É essencial que as chitas regressem à Índia para ajudar a restaurar as planícies do país”, defendeu Jairam Ramesh, Ministro indiano do Ambiente e Florestas ao The Guardian. “Da mesma forma que o tigre reequilibra os ecossistemas das florestas, o leopardo das neves, o ecossistema das montanhas”.
O plano de reintrodução terá um custo de 500000 libras, cerca de 600 mil euros. As espécies serão reintroduzidas no espaço de um ano em três zonas de reserva seleccionadas: os Santuários de Vida Selvagem de Kuno-Palpur, e Nauradehi, e Shahgarh.
O objectivo é que estes animais fundem uma população de mais de 100 indivíduos. Cerca de 23 povoações nas imediações dos locais escolhidos serão realojadas.
“O regresso das chitas fará com que a Índia seja o único país do mundo a albergar seis dos oito maiores felinos e o único com os maiores espécimes da Ásia”, contou MK Ranjitsinh do Wildlife Trust of India que apoia o processo.
[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel B.]