Este ano, o festival tem gerado muita polémica nas redes sociais, com diversas figuras públicas, assim como ativistas de proteção animal, a manifestarem-se contra esta prática chinesa.
É o caso do comediante britânico Ricky Gervais ou a modelo portuguesa Sara Sampaio, que protestaram online utilizando a hashtag “StopYulin2015”.
Over 10k dogs are killed every year in shouthern China for the annual Yulin Festival. These pets are robbed and snatched…
Posted by Sara Sampaio on Quinta-feira, 18 de Junho de 2015
Mas a chinesa Yang Xiaoyun, amante dos animais, foi mais longe e decidiu gastar cerca de 1.000 euros para salvar 100 cães em Yulin, no sul da China.
A mulher, de 65 anos, planeia ficar com os cães na sua própria casa, a cerca de 2 mil quilómetros de distância de Yulin.
Esta não é primeira vez que alguém decide salvar cães de serem cozinhados no Festival de Yulin. Segundo a AFP, vários ativistas já tomaram a mesma iniciativa em anos anteriores.
A maioria dos cães que são comidos no Festival são cães abandonados ou mesmo roubados das casas das pessoas, segundo um inquérito publicado, este mês, pela Associação “Animals Asia”, de Hong Kong.
Em Yulin, no Sul da China, é normal comer carne de cão, sobretudo no solstício de Verão, uma vez que cozinhar este animal doméstico é legal neste país, embora o Governo chinês tenha garantido que pediu aos fornecedores de carne para respeitarem as leis de segurança alimentar, segundo a AFP.
Para ver a galeria de imagens recolhidas pela AFP, clique AQUI.