A agência de notícias chinesa Xinhua revela ainda que existiam quase dois mil animais desta espécie em 2013, um aumento de 268 pandas em relação a 2003, data em que o último estudo foi feito.
Paralelamente, durante este período, o seu habitat aumentou para 2,58 milhões de hectares, uma subida equivalente a quase 12%.
No final de 2013, a China tinha 375 pandas gigantes em cativeiro, onde 166 eram machos e 209 fêmeas, contra os 211 registados em 2003.
A mesma fonte explica que este aumento se deve sobretudo às medidas de conservação ambiental, onde se inclui a proteção da vida e animais selvagens.
Os pandas gigantes podem ser vistos em seis cordilheiras da China, bem como em 49 condados das províncias de Shaanxi, Gansu e Sichuan, que tem a maior população de pandas de toda a China, onde residem cerca de 1.350 pandas gigantes.
Contudo, o mesmo estudo aponta que 223 animais desta espécie que vivem em estado selvagem estão em risco, sobretudo devido à fragmentação do seu habitat natural.
O primeiro inquérito da SFA, realizado em 1976, indicou que, nessa época, existiam cerca de dois mil pandas, um número que caiu para 1.114 nos anos 80.
Atualmente, a SFA tem planos para criar um plano de conservação e lançar uma campanha de angariação de fundos para apoiar o desenvolvimento de novos programas de conservação do habitat e do número de pandas gigantes na China.
Estes programas passam pela criação de legislação, intensificar a reprodução em cativeiro, o desenvolvimento de um sistema de monitorização, entre outros.
Notícia sugerida por Elsa Martins