De acordo com o jornal South China Morning Post, Yu Youzhen trabalha há cerca de 15 anos, seis dias por semana, nas limpezas no Serviço de Administração Urbana por um salário de 1.420 yuans (cerca de 170 euros).
Quando era jovem, Yu trabalhava na lavoura vendendo nos mercados da cidade os alimentos que cultivava. Na década de 80, Yu investiu o dinheiro que tinha economizado na construção de três casas de cinco pisos na cidade de Wuhan, onde vive, que começou a alugar forjando assim um “pequeno império”.
Atualmente, esta chinesa milionária tem as suas 17 propriedades avaliadas em 10 milhões de yuans (1.2 milhões de euros), após um processo de aquisição de terras estatais, em 2008. Mesmo assim, Yu não deixa de limpar os três quilómetros de rua que estão a seu cargo.
“Quero ser um exemplo para os meus filhos. Não me quero sentar ociosamente e dilapidar a minha fortuna”, refere Yu numa entrevista ao diário chinês.
Os filhos seguem o exemplo da mãe trabalhando, também eles, em atividades comuns apesar do seu dinheiro. O seu filho é motorista e ganha 2.000 yuans por mês (cerca de 241 euros) e a filha, que não revelou qual a sua ocupação, recebe 3.000 yuans (aproximadamente 362 euros).