Um jardim zoológico chinês acaba de apresentar ao mundo três novas crias de panda gigante. Os trigémeos são, até agora, o primeiro grupo conhecido de filhotes da mesma mãe a conseguir sobreviver durante um período de tempo superior a três dias.
Um jardim zoológico chinês acaba de apresentar ao mundo três novas crias de panda gigante. Os trigémeos nasceram no final de Julho e são, até agora, o primeiro grupo conhecido de filhotes da mesma mãe a conseguir sobreviver durante um período de tempo superior a três dias.
A resistência dos pequenos pandas, que vieram ao mundo no passado dia 29 – ou seja, há duas semanas – e têm mantido uma boa evolução, está a ser considerada “um milagre” pelos especialistas do Guangzhou's Chimelong Safari Park dados os baixos níveis de reprodução associados a esta espécie.
Um vídeo divulgado pelo parque zoológico mostra a mãe das crias, Juxiao, de 12 anos, a dar à luz, e retrata os primeiros momentos dos animais Devido à exaustão da progenitora, os bebés foram, inicialmente, colocados em incubadoras, conforme atestam, também, as imagens, mas regressaram, depois, para junto dela.
“Foi um milagre para nós e os nascimentos excederam as nossas expetativas”, admite Dong Guixin, responsável do zoo, em declarações à AFP. “Já lá vão 15 dias, o que significa que eles já viveram mais do que quaisquer outros trigémeos até ao momento”, acrescenta Guixin.
O pai dos novos exemplares da espécie é Linlin, de 17 anos, que também reside no jardim zoológico chinês. “Em Setembro do ano passado, fizemos com que se tornassem vizinhos para que pudessem ver-se e familiarizar-se com pormenores como o cheiro. A Juxiao também teve de fazer mais exercício para se fortalecer [para o parto]”, explica o representante.
Veja o vídeo que mostra os primeiros momentos da vida destas três crias de panga gigante
Trigémeos são “a nova maravilha do mundo”
Segundo o Guangzhou's Chimelong Safari Park, “os trigémeos podem ser descritos como a nova maravilha do mundo”. O parque destaca a taxa de mortalidade “extremamente alta” entre as crias da espécie e revela que os bebés pesam entre 83 e 124 gramas e que, no momento em que nasceram, eram mais pequenos do que a palma de uma mão.
“A mãe e os bebés estão em boas condições, mas os adoráveis recém-nascidos são particularmente inspiradores”, afirma o zoo, em comunicado, adiantando que o sexo dos filhotes só poderá ser determinado numa fase mais avançada do crescimento e que, só nessa altura, receberão nomes.
O primeiro caso conhecido de trigémeos desta espécie data de 1999, quando uma fêmea de 15 anos deu à luz na cidade chinesa de Chengdu após inseminação artificial. Contudo, o bebé mais jovem do trio acabou por morrer ao fim de três dias em resultado de um problema na bexiga.
Os pandas, cujo habitat natural se situa no sudoeste montanhoso da China, têm uma baixíssima taxa de reprodução e, devido aos riscos de extinção, as pressões para a manutenção da espécie são elevadas. Atualmente existem, naquele país, cerca de 1.600 exemplares a viver em estado selvagem.