Wounda passou vários meses no instituto, junto de cerca de outros 150 chimpanzés resgatados da selva, e recuperou completamente com a ajuda da veterinária Rebeca Atencia.
No vídeo, a britânica Jane Goodal, fundadora do instituto que tem dedicado a sua vida à proteção destes animais, conta que Wounda foi o 15.º chimpanzé a ser devolvido à liberdade, este ano.
Quando a equipa levou a chimpanzé de volta à selva, na ilha Tchindzoulou (Congo), Wounda provou que os especialistas têm razão quando afirmam que os chimpanzés têm boa memória. Quando foi libertada da sua jaula, e antes de se embrenhar na selva, Wounda deu um demorado e caloroso abraço a Jane.
Imagem de Wounda quando foi resgatada, gravemente doente após um grupo de caçadores furtivos ter morto a sua mãe
O momento foi registado em vídeo e as imagens estão a correr o mundo. No Youtube do instituto, o vídeo, publicado há uma semana, já regista mais de 755 mil visualizações.
Antes de fundar este instituto, Jane Goodall, que comemora 80 anos em 2014 e recebeu o Premio Príncipe de Asturias de Ciências em 2003, passou mais de 45 anos na selva da Tanzânia a estudar a vida e o comportamento dos chimpanzés.