De acordo com um dos responsáveis pela operação, Pedro Buttazzoni, em declarações ao jornal britânico, a perfuradora está apenas a 160 metros de alcançarem os 33 homens podendo atingir o objetivo já dentro de três ou quatro dias.
Os trabalhos de resgate têm avançado mais rápido do que o previsto. Os mineiros estão soterrados no refúgio há já dois meses, mais tempo que qualquer outro grupo de mineiros já esteve.
O presidente do Chile, Sebastian Pinera espera que os mineiros sejam resgatados antes da sua viagem para a Europa a 15 de Outubro porque faz questão “de partilhar este momento com os mineiros”.
Outros responsáveis pelas operações são mais cautelosos e refutam a hipótese de acontecer o salvamento antes da segunda quinzena de Outubro.
O preparador físico que mantém contato diário com os mineiros, Jena Romanogli, garante que os homens estão “animados” e a esperarem ansiosamente pelo seu resgate iminente.
O resgate tem alguns riscos, por isso é importante que continuem a preparação física. Uma das preocupações é o choque térmico da vinda para a superfície.
Elementos da marinha serão os primeiros a descer na cápsula para junto dos mineiros e ajudá-los a subir. Por cada homem será preciso uma hora para chegar até à superfície.