O resgate dos 33 mineiros presos no Chile desde 5 de agosto vai acontecer na segunda quinzena de outubro, conforme informou nesta sexta-feira o ministro de Minas, Laurence Golborne, citado pela AFP.
“De forma optimista podemos prever que talvez os possamos resgatar na segunda metade de Outubro”, adiantou o ministro.
Até agora o governo chileno acreditava que o resgate dos mineiros, que se encontram a uma profundidade de 700 metros, aconteceria apenas em novembro.
O ministro destacou o trabalho realizado pelos engenheiros que permitiu uma reavaliação da previsão de resgate.
“É um elemento positivo que significa que certas coisas avançam mais rapidamente do que o que se previa”, afirmou Golborne, em conferência de imprensa junto à mina de San José, no Norte do Chile, onde os mineiros estão encurralados.
O resgate será feito através de umas cápsulas individuais que vão ser descidas por um buraco de 60 centímetros de diâmetro. A operação dos 33 mineiros deverá demorar vários dias.
Para ajudar na espera, o apoio vem de todo o lado. O mais recente é “assinado” por José Mourinho, Cristiano Ronaldo e todos os jogadores do Real Madrid que enviaram camisolas assinadas para os mineiros, conforme informação avançada pela Euronews.