Os 33 mineiros retidos desde 05 de agosto na mina de San José, norte do Chile, registaram hoje em vídeo o momento em que uma das perfuradoras abriu um buraco no seu refúgio, provocando manifestações de alegria de todos, avança a Lusa e as agências in
[Foto © AFP]Os 33 mineiros retidos desde 05 de agosto na mina de San José, norte do Chile, registaram hoje em vídeo o momento em que uma das perfuradoras abriu um buraco no seu refúgio, provocando manifestações de alegria de todos, avança a Lusa e as agências internacionais.
O vídeo, distribuído pelas autoridades, regista o preciso momento em que a perfuradora T-130 abriu um buraco de cerca de 30 centímetros de diâmetro no refúgio onde estão os 33 mineiros.
Os mineiros manifestaram a sua alegria pelo sucesso dos trabalhos e comprometem-se a ajudar nos trabalhos. Presos há quase um mês e meio, os mineiros vão colaborar, a partir deste sábado, no seu próprio resgate, retirando escombros dentro da mina.
O psicólogo da equipa de salvamento, Claudio Ibáñez, assegurou que os mineiros “estão muito bem de ânimo, mental e psicologicamente”. “Continuam a dar o exemplo. Não só se sentem objeto de resgate, mas se sentem atores e parte da equipe de resgate”, afirmou citado pela AFP.
“Terão que remover material. Falou-se ontem (quinta-feira) com eles sobre isto e estão totalmente dispostos. Do ponto de vista psicológico, o melhor que pode acontecer é que eles tenham atividade, e especialmente que realizem atividades vinculadas a seu próprio resgate”, disse Ibáñez.