No Chile, o gesto heroico e determinado de uma cadela que salvou os seus cinco filhotes de um incêndio está a comover o país e o mundo. À exceção de uma das crias que não resistiu aos ferimentos, tanto a família da casa como os animais estão bem de saúde e livres de perigo.
Enquanto a residência onde vivam ardia, a cadela Amanda correu desesperada para salvar os seus filhotes recém-nascidos, transportando as crias uma a uma, com a boca, da casa para o carro dos bombeiros.
O incêndio foi provocado pela explosão de um carro em Santa Rosa de Temuco, no Chile, na passada quinta-feira. As imagens divulgadas pela imprensa chilena mostram a cadela transportando os bebés para o carro dos Bombeiros e já foram partilhadas por milhares de pessoas na internet.
Segundo o portal Soy Chile, depois de resgatar todas as crias, a cadela sentou-se ao lado dos filhotes para protegê-los com o seu corpo, enquanto os bombeiros combatiam o incêndio.
Mais tarde, a cadela e os filhotes foram transportados para uma clínica veterinária onde receberam tratamento. Apenas um dos filhotes, do sexo feminino, morreu devido às queimaduras que sofreu. Os outros filhotes estão fora de perigo.
Citada pelo mesmo portal, Manuela Torres, a dona de Amanda, conta que várias pessoas têm enviado bens e alimento para Amanda e também roupa e outras ajudas – incluindo doações vindas do estrangeiro – para a família Torres que ficou com parte da casa destruída.
[Notícia sugerida por José Moreira e Carla Neves]