Florencio Avalos, de 31 anos, foi o primeiro mineiro a ser resgatado, cerca das 04h10 (hora portuguesa), após uma primeira viagem da cápsula ao longo de 622 metros que se prolongou por cerca de uma hora a atingir o refúgio dos mineiros.
Assim que chegou à superfície, depois de ser recebido com muita emoção, abraçou a família, cumprimentou o presidente do Chile e foi imediatamente encaminhado para o hospital montado no local para ser submetido a vários exames médicos.
O segundo trabalhador a ser resgatado foi Mário Sepulveda, de 39 anos, que chegou à superfície cerca de 60 minutos depois. A terceira viagem da Fénix resgatou Juan Illanes, de 52 anos.
A cápsula desceu mais uma vez para trazer Carlos Mamani, o único boliviano entre os 33 homens. O quinto mineiro, Jimmy Sánchez, o mais novo dos 33 mineiros com apenas 19 anos, foi resgatado da mina por volta das 08.15 horas.
Osman Oraya Acuna, José Ricardo Ojeda Vidal, Claudio Yañez, Mario Goméz, Alex Vega Salazar, Jorge Galleguillos Orellana, Edison Peña Villarroel e Carlos Barrios foram os oito mineiros seguintes a serem resgatados da profundidade da mina chilena. Há poucos minutos deu-se o bem sucedido resgate do 14º mineiro, Victor Zamora.
Falta agora trazer à superfície mais 19 mineiros. Veja abaixo o vídeo do primeiro resgate e as emoções do momento esperado há 2 meses pelos mineiros, respetivas famílias e amigos.
[Notícia atualizada às 15h37]