O Chiado recebe, a partir desta terça-feira e até domingo, a semana "Arte Viva". Exposições de arte pública, eventos urbanos, artísticos e literários e um ciclo de conferências são algumas das iniciativas que vão dar vida àquela zona histórica de Lis
O Chiado recebe, a partir desta terça-feira e até domingo, a semana “Arte Viva”. Exposições de arte pública, eventos urbanos, artísticos e literários e um ciclo de conferências são algumas das iniciativas que vão dar vida àquela zona histórica de Lisboa.A exposição de arte pública é composta por “uma selecção de autores/estudantes do ciclo de mestrado e do ciclo de doutoramento em Pintura da Faculdade de Belas Artes (FBAUL), cujas obras integram projectos de arte pública no Chiado”, disse à Lusa um dos responsáveis do evento José Quaresma, professor da FBAUL.
Durante a edição do Chiado na Moda 2010, a mostra estará patente nos seguintes espaços: Museu do Convento do Carmo, Basílica dos Mártires, Estação de Metro Baixa/ Chiado, Passeio Público, Praças Públicas, lojas e espaços comerciais.
A organização do ciclo de conferências é feita por “especialistas em História da Arte, Pintura, Literatura, Arte Contemporânea, Música, Dança, responsáveis da Academia Nacional de Belas-Artes, do Centro Nacional de Cultura, do Grémio Literário e do Museu da Cidade de Lisboa”, realçou o professor.
As conferências terão como tema central a “importância do Chiado na história e no presente da vida artística e literária”, assim como uma extensão sobre a “história da própria personagem Chiado”, acrescentou o docente.
Chiado na Moda 2010 com o tema “Arte Viva”, que decorre de 01 a 06 de Junho, é um projecto da Junta de Freguesia dos Mártires em parceria com algumas das entidades mais representativas do Chiado.
Também a Academia Nacional de Belas-Artes, o Centro Nacional de Cultura, o Grémio Literário e o Museu da Cidade de Lisboa se associaram ao evento.