Chegou o Verão! A entrada da nova estação no hemisfério aconteceu esta madrugada às 00:09h de Portugal Continental e, embora tenha sido tímida, o sol e o calor prometem vir para ficar já este fim-de-semana.
Chegou o Verão! A entrada da nova estação no hemisfério aconteceu esta madrugada às 00:09h de Portugal Continental e, embora tenha sido tímida, o sol e o calor prometem vir para ficar já este fim-de-semana, animando aqueles que não querem dispensar uma boa ida à praia.
De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, a estação mais quente irá durar, este ano, 93,65 dias, terminando no momento do próximo equinócio, que ocorre às 15:49h do dia 22 de Setembro.
Nos primeiros dias de Verão as temperaturas podem não convencer – o Instituto de Meteorologia prevê que, até sexta-feira, o céu esteja parcialmente nublado em diversas partes do país – mas o cenário deverá mudar dentro de pouco tempo, ultrapassando-se os 30º C na próxima semana, em particular no Centro e Sul de Portugal.
Em Lisboa, o dia mais quente será quarta-feira, prevendo-se que os termómetros cheguem mesmo aos 36º graus. Em Faro deverão subir até aos 37º na quinta-feira sendo que Beja e Évora serão dos locais mais quentes do país, com máximas de 38º e 39º durante a semana.
No Norte, os sinais do Verão deverão manter-se mais suaves. Para o Porto, por exemplo, as temperaturas máximas vão ser sempre inferiores a 30º na próxima semana, registando-se o pico do calor na quarta-feira, com os termómetros a chegar aos 27º.
Aproveitar o Verão com segurança
Com o Verão chegam também as recomendações relativas aos cuidados especiais a ter nesta estação. Entre os comportamentos a evitar está a exposição solar entre as 11:30h e as 16:30h, aconselhando-se o uso de um protetor solar com um índice superior a 20, sublinhou já o INEM, em comunicado.
A atenção deve ser redobrada para com as crianças e os idosos, que pertencem às faixas etárias que mais sofrem com as elevadas temperaturas registadas nesta época do ano.
Se quer aproveitar ao máximo o calor e o sol, não se esqueça também de hidratar o organismo, bebendo muita água e consumindo alimentos ricos em fibras, sais minerais e vitaminas, como a fruta e os legumes frescos. De parte devem ficar as refeições mais pesadas e gordurosas.
Menos roupa na cama e peças de vestuário leves, de preferência em algodão e cores claras, são também boas sugestões para desfrutar livremente dos dias soalheiros não abdicando do conforto e da segurança.