A WhatsApp é uma das aplicações de comunicação mais populares em todo o mundo já que permite o envio ilimitado de mensagens para telemóveis. No entanto, este serviço só funciona com ligação à internet.
Agora, a empresa italiana Zeromobile lançou um cartão sim, o WhatSim, que é compatível com mais de 400 operadoras em todo o mundo e tem um custo anual de apenas 10 euros, dando acesso permanente ao WhatsApp – uma aplicação que esta semana lançou uma versão para computadores desktop.
Assim, o cliente não precisa de pagar os dispendiosos dados em 'roaming' já que esse serviço vem incluído no preço da anuidade.
As mensagens escritas são gratuitas mas o envio de fotografias, vídeos e outros ficheiros exige o carregamento do cartão com valores entre os 5 e os 50 euros. O dinheiro é depois convertido em 'créditos'.
O preço de cada comunicação varia consoante a região onde se o utilizador se encontra. Para os países da Zona 1, onde se inclui a Europa, os valores são de 20 créditos para o envio de uma fotografia, 100 créditos para vídeo, e cinco para o envio de mensagens de voz.
A zona mais cara diz respeito à zona 4, onde se incluem alguns países da America do Sul e algumas ilhas das Caraíbas. Aqui, enviar uma fotografia têm o custo de 200 créditos, um vídeo 800, e uma mensagem de voz 40 créditos. Contudo, para qualquer parte do mundo, o envio de mensagens é gratuito e ilimitado.
O carregamento com cinco euros dá o direito a 1000 créditos e 50 euros, o valor máximo, permite obter 10 mil. O cartão SIM já foi posto à venda, mas os carregamentos só estarão disponíveis a partir do dia 26 de Fevereiro. A desvantagem é que para usar este serviço, o cliente terá que mudar o cartão do telemóvel, a menos que o aparelho seja dual.