A primeira tira de BD saiu precisamente no dia 2 de outubro de 1950 com Charlie Brown a passar silencioso e sorridente à frente dos amigos, e em que um exclama qualquer coisa como: “Olha aí vem o Charlie Brown! O bom e velho Charlie Brown.sim, senhor! O bom e velho Charlie Brown.como o odeio!”.
Desde esse dia já foram publicadas tiras em mais de 2 mil jornais em 72 países e em 21 línguas. Apareceram em livros, na televisão, peças de teatro, filmes e calcula-se que a série e as personagens tenham sido lidas por mais de 300 milhões de pessoas.
Com o angustiado Charlie Brown, o fantasioso e famoso Snoopy (cujo nome já deve ter batizado milhares de cães no mundo inteiro), Linus com o seu cobertor-segurança e a mandona Lucy, as personagens de “Peanuts” continuam ainda hoje, 60 anos depois, a fazer as delícias de crianças e adultos.
“Os temas e as personagens baseiam-se em situações que todas as gerações se revêem, sobre ganhar e perder. Não interessa o quão avançada é uma sociedade, toda a gente se consegue identificar com eles”, explica à Reuteurs a filha do criador Charles Schulz, que morreu em 2000 aos 77 anos, altura em que acabou a publicação.
“As pessoas adoram a simplicidade, a clareza dos desenhos e da linguagem. Sabíamos sempre que as personagens lidavam com emoções humanas como o medo, esperanças e inseguranças”, conta a mulher de Schulz, Jeannie Schulz.
Para assinalar assim o aniversário de Charlie Brown e os seus amigos, os EUA têm planeado diversas atividades que se prolongarão por um ano. Pode saber mais no site da comemoração onde pode integrar as atividades em www.greatpumpkincountdown.com/.
Em baixo veja um vídeo com a música You´re a Good Man, Charlie Brown”.