Um historiador de cinema descobriu um filme de 1914, onde Charlie Chaplin desempenha um pequeno papel, numa feira de antiguidades em Michigan (EUA). A curta-metragem de comédia “A Thief Catcher” esteve desaparecida durante longos anos, mas será brevemente exibida num festival de cinema em Arlington, Virginia.
Paul Gierucki foi o responsável pela descoberta de uma antiga lata de filme, marcada com o nome “Keystone”, uma produtora de cinema muito célebre na época. O seu amigo e colecionador de filmes Richard Roberts confirmou a presença de Chaplin no filme de 10 minutos.
“Observei o filme durante dois segundos e disse ‘Sim, é o Chaplin’. Apesar de estar caracterizado como um polícia, todos os outros elementos da sua personagem estão lá – o bigode, o andar, os maneirismos. Esta é uma personagem que ele andava a desenvolver há muito tempo”, revelou Richard Roberts ao jornal Daily Telegraph.
De facto, na altura em que comédia muda “A Thief Catcher” foi produzida, Charlie Chaplin ainda não era a figura célebre que viria a ser reconhecida pela genialidade da sua personagem, conhecida como Charlot.
A própria filmografia de Charlie Chaplin não fazia, até ao momento, referência a esta comédia integrada numa série de filmes sobre um grupo de polícias incompetentes, produzida pela Keystone.
Os organizadores do festival anual de cinema Slapsticon, em Arlington, no estado norte-americano da Virginia, acreditam que esta será a primeira exibição pública do filme em muito tempo, desde a sua estreia nas vésperas da primeira Grande Guerra, em 1914.
[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]