O estudo da Universidade de Copenhaga (UC) indica que a cerveja e o bilhar podem ser essenciais para um envelhecimento saudável, num estudo publicado na passada quarta-feira no site da universidade.
A cerveja e o bilhar podem ser essenciais para um envelhecimento saudável, revela um estudo da Universidade de Copenhaga (UC), na Dinamarca, publicado na passada quarta-feira no site da universidade.
Aske Juul Lassen, do Centro de Envelhecimento Saudável da UC, diz que jogar bilhar implica um certo de estilo de vida, que inclui beber cerveja, por exemplo, que não constitui um envelhecimento ativo, mas que melhora a qualidade de vida dos praticantes ao mantê-los dentro da comunidade e ao torná-los socialmente ativos.
A prática do bilhar é também indicada em idades mais avançadas por ser tratar de uma modalidade que varia entre períodos de atividade e passividade, o que faz com que os praticantes possam estar várias horas a jogar.
“Há 30 anos, não era suposto os idosos serem ativos. Eram aconselhados a não fazer exercício porque era considerado periogoso. (…) Hoje todos esperamos ter vidas ativas e saudáveis até morrermos”, explicou o investigador.
Aske Juul Lassen fez o estudo de doutoramento em dois centros com atividades para idosos em Copenhaga, nos quais 10 a 15 homens, entre os 70 e 95 anos de idade, jogavam bilhar, pelo menos, quatro vezes por semana.
O investigador dinamarquês propõe ainda que este tipo de atividade faça parte das recomendações de um estilo de vida saudável na terceira idade da Organização Mundial de Saúde, porque considera que a saúde física não basta para garantir um envelhecimento saudável.
Clique AQUI para aceder ao comunicado oficial da Universidade.