“Os objetivos passam pela valorização da cerâmica decorativa, pela regeneração do espaço urbano e por marcar um percurso com referências históricas territoriais na cidade – uma forma de mapear a memória”, explica ao Diário de Notícias (DN) Maria da Luz Nolasco, vereadora da Cultura da autarquia aveirense.
A iniciativa tem o apoio de três empresas de cerâmica sediadas na região, que vão fornecer o material necessário ao desenvolvimento dos painéis: a Designi, inaugurada há apenas dois anos, a Revigrés e a Aleluia, em funcionamento desde 1905.
Além dos artistas e criadores cujos trabalhos serão selecionados no concurso, a Câmara de Aveiro encomendou uma obra ao ceramista José Loura, de 33 anos, premiado na Feira de Artesanato da Região de Aveiro (FARAv) em 2005 e 2008. A obra, inspirada no trabalho das três empresas de cerâmica envolvidas, será exposta na passagem inferior da Ponte-Praça.
“O convite foi uma surpresa agradável. É um trabalho que vou gostar muito de fazer e de ver exposto. Encaro-o como uma forma de reconhecimento do meu trabalho, o que me dá grande satisfação a nível pessoal”, revelou José Loura ao DN.
O concurso de ideias é aberto a artistas e jovens criadores em contexto escolar, profissional ou universitário, sem limites de idade, mas com “provas de domínio da matéria”. As candidaturas devem ser entregues até ao dia 31 de março de 2011 e os resultados serão relevados até 30 de abril.