Estas medidas vão ser aplicadas nos Equipamentos Desportivos Municipais, nomeadamente na Piscina Coberta e no Estádio Municipal, explica a autarquia em comunicado.
As intervenções contam com a instalação de sistemas de eficiência tais como: isolamento térmico, instalação de equipamentos de maior eficiência energética e equipamentos que tenham como objetivo a melhoria e a redução da fatura energética, através de equipamentos sustentáveis de aquecimento de água.
Em relação ao sistema Solar Térmico, foi requerido um sistema de painéis solares para a produção de águas sanitárias (duches e lavatórios) aquecidas e também para aquecimento da água do tanque da Piscina Municipal.
Com esta medida, a autarquia espera reduzir custos associados ao uso de combustíveis fósseis, bem como uma diminuição da emissão de gases de efeito de estufa.
Já o Sistema de Monitorização de Energia diz respeito a uma plataforma que possibilita o acesso aos servidores e centrais de processamento.
O procedimento decorre de uma candidatura ao Eixo Prioritário I – Competitividade, Inovação e Conhecimento, enquadrada na estratégia Nacional para a Energia 2020.
Esta iniciativa estabelece as orientações para a competitividade, o crescimento e a indepedência energética do País, através da aposta nas energias renováveis e na promoção da eficiência energética.