O Caminho Pedonal José Saramago começa assim na entrada principal do exterior do CCB e termina no local exato onde, em 2008, foi lançado o livro “A Viagem do Elefante”.
“É uma enorme honra voltar a entrar no CCB e pisar este caminho pedonal”, afirmou, a filha do escritor, Violante Saramago Matos, acrescentando que esta “foi uma excelente ideia”: “Para além do prémio Nobel estar representado, a qualidade do homem e cidadão que foi o meu pai também o está”, afirmou citada pela Lusa.
António Mega Ferreira, presidente do conselho de administração do CCB, deu início à apresentação desta homenagem que batiza, com um “nome mais nobre”, a entrada daquele espaço de Belém.
“A carreira de José Saramago foi um caminho, por isso espero que este seja atravessado e percorrido por muitas pessoas para que possam seguir os passos do escritor”, disse.
A filha do prémio Nobel garante que, se o escritor estivesse vivo, “sentiria um grande orgulho” com esta distinção. A cerimónia incluiu ainda a leitura de excertos de três livros do prémio Nobel -“‘Ensaio sobre a Cegueira”, “Evangelho Segundo Jesus Cristo” e”‘O Ano da Morte de Ricardo Reis” – e a exibição do filme “Ensaio sobre a Cegueira”, de Fernando Meirelles.