Pense: “nem tudo o que reluz é ouro” ou seja, peças soltas e aleatórias compradas de forma desnorteada podem ser lindas e maravilhosas, mas será que vão combinar com o que vive no seu guarda-roupa? Será que não vão acabar “lindas e maravilhosas“ mas eternamente penduradas no armário, como tantas outras?
A minha sugestão é que não gaste dinheiro de forma impulsiva, o melhor é aproveitar esta mudança de estação e fazer uma limpeza ao seu guarda-roupa. Toca a tirar tudo e selecionar. Peça por peça! O que usa realmente, o que está em bom estado, o que serve, o que gosta. A lei do desapego tem de imperar.
Depois de tudo separado e selecionado está na altura de perceber o potencial inesgotável que tem e desconhecia. Arrisque. Baralhe tudo e divirta-se. Descubra que as mesmas peças conjugadas com outras dão origem a looks diferentes. Se no armário faltam algumas peças cruciais então está na hora de, agora sim, gastar algum dinheiro, mas pensando nele como um investimento em peças de qualidade. Jeans, calçado e carteiras. São peças que podem custar um bocadinho mais mas… são também aquelas que mais aptidão devem ter e eventualmente mais tempo vão durar.
Gosto de marcas portuguesas e com história. Para este artigo escolhi duas marcas portuguesas e uma brasileira (de sonho). A Salsa nasceu em Portugal no início dos anos 90 e distingue-se por ser especialista em criar peças que favorecem e realçam a fisionomia do corpo. A Parfois é uma marca 100% portuguesa, nasceu no Norte e já se instalou em cerca de 50 países. A Galibelle é uma marca de calçado Brasileira. É a solução perfeita, criativa e económica para parecer que se tem “aquele closet de sapatos de sonho “ que qualquer mulher deseja. No fundo é simples, brilhante e divertido. A mesma sola (que tem sempre o nome de uma mulher) pode ser combinada com “tiras” diferentes, compradas em separado e em qualquer altura. Os saltos são altos ou mais rasos e todos muito, muito confortáveis.
Look 1 e 2
“ peça rainha – as calças “
As diva, três efeitos num só jeans. A cintura subida faz um efeito de corpete adelgaçante. Nas ancas efeito redutor, Nas costas, um fecho ajustável ajuda a corrigir a postura. Caso para dizer: quero umas… e já! (números do 32 ao 48)
Look 1
Combinadas com um top leve de alças assimétricas, colocado por dentro deixam as “diva” mostrar o que vieram fazer ao mundo. O lenço dá alguma cor e faz a ligação com o tom das sandálias (sola Deise). Os acessórios são simples, mas não passam despercebidos. A carteira a tiracolo é outra tendência desta estação.
Look 2
O top florido chama a primavera. Um decote discreto, um corte que define a cintura, evidenciando-a subtilmente. As sandálias (Deise) desta vez com sola preta e tiras pigmentadas entre os dourados, prateados e rosa metálico combinam com a carteira neutra a tiracolo. Os brincos afirmam definitivamente o visual. Descrições para quê… falam por si!
Look 3
Com um simples vestido branco (não se comprometa…) vários coordenados se podem fazer. Neste caso optei por deixar o vestido falar por si usando acessórios que apenas o iluminam. Os brincos dourados XXL, as sandálias (sola Sara) douradas e a carteira creme com aplicações em dourado também.
Mas no look 4 o mesmo vestido ganha outra vida quando se coloca um casaco mais formal e uma clutch ( Parfois )com um toque irreverente.
Look 5
Peça rainha- os jeans.
Estes têm pequenas aplicações sobretudo nos bolsos. Cintura mais descida e confortável como se deseja.
Conselho: para quem quiser parecer mais magra pode optar por um tom mais escuro, neste caso nas calças. A reter: o branco cria a ilusão de maior o preto o inverso. Esta blusa sem mangas, para além de leve e fresca, é elegante e descontraída ao mesmo tempo. Os brincos são longos e a pulseira também tem pérolas. Outra tendência que se mantém nesta estação. (atenção que as sandálias são as mesmas do look 2)
Look 6
As mesmas calças brilham agora de forma diferente! A camisola é uma básica branca. A túnica estampada é o que se destaca neste outfit. Pode ser usada desta forma ou também como vestido e para isso basta apertar simplesmente o cinto. (peça dois em um, perfeito!) A carteira é XL, para aqueles dias em que o mundo tem de caber lá dentro, mas com classe. Os brincos são divertidos e dão cor, acabando assim por quebrar este visual mais casual.
Look 7
Vestido florido e versátil. Usado com um casaco de ganga e uns ténis fica com um ar descontraído. Pronta para passear com as crianças, amigas ou fazer um piquenique, porque não?
Mas, ao tirarmos apenas o casaco e colocarmos outras sandálias (Giovanna) o look continua descontraído, mas agora está pronta para entrar em qualquer festa sem ser barrada à porta! E porque às vezes menos é mais, escolhi acessórios mais discretos uma vez que o vestido parece ter vida própria! Argolas banhadas a ouro e um pequeno fio com pedras verde/esmeralda e um olho turco (protector, segundo consta.
Apetece-me dizer “ don’t worry, be happy “!
Veja todos as fotografias nesta galeria
Catarina Camacho, consultora de moda
Facebook: @Catarinacamachortp
Instagram: @catarinacamacho.rtp
Email: catarinacamachoficial@gmail.com
Fotografia: Nuno Silva e Pnto
Iluminação; Hugo Pimentel
Agradecimentos:
Alma Shopping Coimbra
Salsa ( toda a roupa e carteiras )
Acessórios Parfois
Calçado Galibelle
Palace Hotel do Bussaco