A empresa tecnológica portuguesa Siscog, especializada em soluções de software para planeamento e gestão de recursos de transportadoras, desenvolveu um protótipo de uma tecnologia para a companhia de transportes ferroviários da Catalunha.
A empresa tecnológica portuguesa Siscog, especializada em soluções de software para planeamento e gestão de recursos de transportadoras, desenvolveu um protótipo de uma tecnologia para a Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya (FGC), responsável pelos transportes ferroviários da comunidade autónoma espanhola da Catalunha.
O protótipo criado baseia-se no Crews Duty Scheduler, um produto da companhia portuguesa que permite otimizar a utilização de tripulação nas atividades necessárias à operação numa empresa de transportes, e foi utilizado para planear os turnos de trabalho dos maquinistas da linha Barcelona – Vallès, apenas uma amostra da realidade da FGC, para aferir a sua futura aplicabilidade a toda a rede catalã.
Em comunicado, a Siscog explica que este sistema permite planear em 24 a 48 horas o que um planeador leva, atualmente, 3 a 6 semanas de trabalho a planear, libertando-o deste modo para outro tipo de tarefas.
Além disso, torna possível definir um conjunto de restrições, como o número máximo de turnos por base de pessoal, ou diferentes objetivos, como minimizar as horas extraordinárias, de forma a obter-se uma combinação ideal dos recursos humanos para a empresa.
O desenvolvimento do protótipo durou dois meses e o projeto culminou com um workshop de dois dias durante o qual este foi demonstrado. “Os planeadores e a gestão da FCG ficaram bastante agradados com o protótipo que apresentámos e com os seus resultados”, revela João Pavão Martins, diretor executivo da Siscog.
De acordo com o responsável, aquilo que “claramente superou as expetativas da FCG foi a rapidez na obtenção, numa questão de dias, dos planos dos turnos, em vez das várias semanas que demoram atualmente, possibilitando assim a geração de vários cenários alternativos para os planos dos turnos, algo que hoje é impossível”.
A Siscog prevê agora, face aos resultados alcançados pelo protótipo do Crews Duty Scheduler e à satisfação demonstrada pela empresa ferroviária espanhola, que um projeto completo de desenvolvimento e implantação do sistema prossiga já no próximo ano.
Clique AQUI para aceder ao site oficial da Siscog.