Gastronomia

Cascais: Restaurant Week já começou

Já foram servidos os primeiros menus da segunda edição do Cascais Restaurant Week. Com restaurantes estreantes e outras novidades, o evento, apresentado na quarta-feira, mantém a missão de "promover a cozinha de excelência a um preço acessível".
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Já foram servidos os primeiros menus da segunda edição do Cascais Restaurant Week. Com restaurantes estreantes e outras novidades, o evento, apresentado na quarta-feira, mantém a missão de “promover a cozinha de excelência a um preço acessível” e de recolher donativos para duas instituições de solidariedade social.

Durante um almoço de apresentação do projeto, que teve lugar no restaurante Paradigma, a diretora de marketing do Sabor do Ano Vitoria Souza referiu ao Boas Notícias uma expectativa de crescimento relativamente à primeira edição, durante a qual foram servidas cerca de cinco mil refeições.

Este ano entrou um novo grupo de restaurantes readaptado ao conceito da Restaurant Week, que é “servir gastronomia de alta qualidade”, aponta a responsável. Os 33 restaurantes confirmados vão servir, entre os dias 19 e 29 de Abril, menus de alta qualidade cozinhados pelos “melhores chefes”, com o preço único de 20 euros.

Um dos promotores do evento é o Sabor do Ano, uma certificação de qualidade gustativa de produtos gastronómicos que vai, para este evento, disponibilizar alimentos nacionais de excelência.

Donativos para doenças cardiovasculares e inclusão social

Mais uma vez vai ser deduzido um euro do valor de cada menu para instituições de solidariedade social. Uma das entidades beneficiadas, pelo segundo ano consecutivo, é o Movimento Mulheres de Vermelho, promovido pela Fundação Portuguesa de Cardiologia para apoiar mulheres que sofrem doenças cardiovasculares.

“É um laço que já temos estreito desde 2009”, explica Vitória Souza, “consideramos de toda a relevância alertar a sociedade para esta causa que não é muito do conhecimento porque existe um pouco o mito de que o homem tem uma maior tendência a doenças cardiovasculares”.

A Câmara Municipal de Cascais escolhe todos os anos uma outra instituição, local. Este ano o dinheiro vai reverter a favor da AJU – Associação Jerónimo Usera, vocacionada para a inclusão social, sobretudo de famílias e indivíduos mais desfavorecidos e marginalizados.

Este ano, a metodologia de recolha de donativos é diferente da do ano passado. “Costumávamos ter umas caixinhas em que o cliente depositava um vale e era uma maneira simbólica de garantir a sua contribuição”, relembra a diretora de marketing do Sabor do Ano.

Desta vez, vai ser oferecido um postal, “algo que a pessoa leva para casa como recordação” e que tem no verso “uma parte personalizável” que deverá ser carimbada nos restaurantes visitados, permitindo que os visitantes façam “uma espécie de coleção dos restaurantes onde contribuíram”.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, salienta que a iniciativa é “uma forma de cumprir vários objetivos”. “Garantimos a atratividade de Cascais todo o ano, ao mesmo tempo que sustentamos um dos nossos mais apreciados fatores diferenciadores: a gastronomia”, refere o autarca sublinhando que o evento permite ainda “dinamizar os agentes económicos locais, trabalhando no sentido de se manterem ou criarem postos de trabalho”.

A Cascais Restaurant Week está ainda a cargo da Câmara Municipal de Cascais e da Fundação Cascais. Está também para breve a chegada da Restaurant Week a Lisboa, Porto e Loulé.

A lista completa dos restaurantes envolvidos na iniciativa de Cascais e outras informações estão disponíveis AQUI.

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