O município de Cascais conquistou, na passada quinta-feira, o galardão "Climate Star", atribuído pela European Climate Alliance, pelo trabalho desenvolvido na sensibilização e educação ambiental nas escolas do concelho.
O município de Cascais conquistou, na passada quinta-feira, o galardão “Climate Star”, atribuído pela European Climate Alliance, pelo trabalho desenvolvido na sensibilização e educação ambiental nas escolas do concelho.
Na sexta edição do “Climate Star”, Cascais foi uma das 14 cidades europeias a receber o prémio, entre elas Haia (Holanda) Budapeste (Hungria) e Baden (Alemanha), num universo de 1.600 municípios concorrentes.
O município português entrou na competição com o programa Energy Game, um jogo que tem sido utilizado nos últimos dois anos como ferramenta de sensibilização e educação ambiental nas escolas do concelho, segundo o comunicado emitido pela Câmara Municipal.
O jogo interativo funciona através de um computador portátil e é projetado numa tela, permitindo a participação simultânea de vários jogadores munidos de um comando à distância que interage com a imagem na tela.
O Energy Game é uma ferramenta para ensinar os alunos a perceber o efeito do uso de combustíveis fósseis e da energia elétrica, tentando assim reduzir a emissão de gases de efeito de estufa.
O prémio “Climate Star” homenageia, a cada dois anos, os melhores projetos municipais de combate às alterações climáticas e já atribui noventa estrelas a cidades como Barcelona, Veneza ou Zurique.
A rede da European Climate Alliance, fundada em 1990, conta com mais de 1.600 municípios e cidades de 24 países europeus, tendo como principal objetivo a redução de emissões de CO2 e o combate às alterações climáticas.
Clique AQUI para aceder ao site oficial da Climate Alliance.