O projeto “Cascais Semáforo Eficiente” foi implementado pela Agência Municipal Cascais Energia nos últimos meses no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência Energética promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Neste âmbito foram substituídas 1.247 lâmpadas incandescentes dos semáforos existentes no concelho pela tecnologia LED (Diodos Emissores de Luz, na sigla inglesa). A medida irá permitir a redução do consumo energético em 80% e uma poupança anual de 52.500 euros.
Representa também um corte nas emissões de dióxido de carbono (CO2) na ordem das 92 toneladas por ano, o que significa uma melhoria das condições de segurança e circulação rodoviária sob qualquer condição atmosférica, conforme explica a autarquia em comunicado oficial.
“Queremos mudar mentalidades e demonstrar que a aposta em energias alternativas não é uma tendência mas sim uma realidade” afirmou Carlos Carreiras, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais.
“Este projeto mostra que as questões ambientais têm uma posição central, consistente e global nas políticas da Câmara de Cascais, para que possamos contribuir para um Concelho e um País mais sustentáveis,” conclui citado em comunicado.