O jornal britânico destacou os dez melhores festivais de luz europeus, numa lista que inclui o festival Lumina, em Cascais, a decorrer entre os dias 12 e 14 de Setembro.
Um dos dez melhores festivais de luz europeus é o Festival de Luz de Cascais. Quem o diz é o jornal britânico The Guardian que publicou uma lista onde destaca o festival Lumina, a decorrer entre os dias 12 e 14 de Setembro.
A 3ª edição do festival inclui espetáculos de luz, esculturas e instalações luminosas que interagem com os visitantes, projeções multimédia e vídeo mapping nos edifícios mais emblemáticos da vila. A direção artística será coordenada pelos criados Nuno Maya e Carole Purnelle.
O festival português conta com 26 obras oriundas de vários países espalhadas ao longo do Percurso da Luz. A programação inclui as ligações da vila de Cascais com o mar e a luz.
Entre as peças apresentadas, destacam-se o “Le Bal des Luminéoles”, do francês Cristophe Martine, que consiste em velas triangulares iluminadas por LEDs que sobem a trinta metros do solo, e “Motus Inferno”, uma projeção que simula os eventos dos ciclos do ecossistema, do polaco Milosh Luczynski e dos músicos Marek Choloniewski e Piotr Madej.
A lista publicada pelo The Guardian inclui ainda, entre outros, o Amsterdam Light Festival, na Holanda, que decorre entre os meses de Outubro e Janeiro, com projeções em barcos que podem ser apreciadas ao longo dos canais da cidade, e com o Signal Festival, na República Checa, que reuniu mais e 250.000 pessoas no ano passado.
Clique AQUI para ver a lista completa.
Notícia sugerida por Maria da Luz