Pela primeira vez em Portugal, as imagens da célebre última sessão fotográfica da atriz – seis semanas antes da sua morte inesperada, em 5 de agosto de 1962 – estão em exposição. As fotos do fotógrafo Bert Stern podem ser vistas no Centro Cultural de Cascais até 17 de julho.
A mostra é composta por 60 fotografias de Marilyn Monroe, que faria este mês de junho 85 anos. A exposição é fruto do trabalho do fotógrafo nova-iorquino Bert Stern que, durante três dias e três noites, na suite 261 do Hotel Bel-Air, em Los Angeles, captou a beleza e a aura da diva.
Bert Stern é um dos grandes fotógrafos norte-americanos. Retratista e fotógrafo de moda, a qualidade do seu trabalho também é reconhecida no mundo da publicidade. Mas foram as sessões com celebridades como Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor ou Madonna que o tornaram conhecido do grande público.
A sessão fotográfica “The Last Sitting” com Marilyn Monroe representou um marco na sua carreira, com imagens únicas e desinibidas da actriz, que ajudaram a criar o mito.