Um professor da Universidade da Califórnia do Sul, nos EUA, quer levar as potencialidades das impressoras 3D mais além e desenvolveu um sistema para imprimir edifícios inteiros de forma barata em menos de um dia.
As impressoras 3D têm-se mostrado um sucesso na produção de diversos objetos em três dimensões, desde esculturas de chocolate até ossos que podem ser usados para tratamentos em humanos. Porém, um professor da Universidade da Califórnia do Sul, nos EUA, quer levar as potencialidades destes dispositivos mais além e desenvolveu um sistema para imprimir edifícios inteiros em menos de um dia.
De acordo com o portal DVice, o sistema, batizado Contour Crafting, consiste basicamente numa impressora 3D gigante “pendurada” sobre o espaço que o prédio ou casa virá a ocupar e que vai o vai construindo, parede a parede, com recurso a camadas de cimento.
A máquina desenvolvida por Behrokh Khoshnevis, professor daquela instituição de ensino superior norte-americana, exije algum contributo humano para funcionar em pleno, mas tem capacidade para ir acrescentando canalizações e fios elétricos à medida que constrói o edifício, havendo até meios de pintar as paredes e colocar azulejos no chão.
Uma vez que o “design” é determinado por um programa informático, os futuros proprietários podem ainda acrescentar as caraterísticas arquitetónicas que pretenderem ter no seu lar com apenas alguns cliques, o que permite criar casas diferentes das dos vizinhos e com uma identidade própria.
Segundo Khoshnevis, o Contour Crafting permitirá construir habitações baratas de forma rápida – em apenas 20 horas é possível ter uma casa “impressa” -, reduzindo os custos com mão-de-obra e o risco de acidentes durante o processo.
Para o criador esta pode ser, além disso, uma boa alternativa em países em desenvolvimento e em áreas afetadas por sismos ou outros desastres naturais. Ainda assim, Khoshnevis não põe de parte a possibilidade de adaptar o processo à construção de apartamentos de luxo e até edifícios de grandes dimensões.
Clique AQUI para saber mais sobre o Contour Crafting (em inglês).
[Notícia sugerida por David Ferreira]