Ignacy e Stefania Stasiak, de 104 e 101 anos, respetivamente, continuam a fazer durar o casamento mais longo da Europa. Na passada sexta-feira, o casal polaco comemorou o 82º aniversário do matrimónio
Ignacy e Stefania Stasiak, de 104 e 101 anos, respetivamente, continuam a fazer durar o casamento mais longo da Europa. Na passada sexta-feira, o casal polaco comemorou o 82º aniversário do matrimónio, que é também, segundo a imprensa da Polónia, um dos mais duradouros do mundo.
Ignasy e Stefania casaram a 1 de Fevereiro de 1931 numa igreja na sua cidade natal, Aleksandrow Lodzki, onde ainda hoje vivem. De acordo com os familiares e amigos próximos, a receita de um casamento tão longo é o grande amor que os une. “Eles exalam amor”, afirmam, adiantando que os dois idosos dormem sempre de mãos dadas.
Em declarações à agência de notícias polaca PAP, Agata Kowalska, porta-voz da cidade (onde o longo matrimónio é visto com ternura pelos habitantes), revelou que “Ignacy e Stefania garantem que a sua vida de casados foi sempre harmoniosa”. “Claro que há pequenos desentendimentos, mas são todos resolvidos rapidamente”, partilhou.
Antes de se reformar, há várias décadas, Ignacy trabalhava como carpinteiro, tendo construído a maioria dos móveis de muitos dos seus vizinhos e da sua própria casa, que ergueu com o pai em 1937. Já Stefania, a sua mulher, trabalhou durante largos anos numa fábrica de confeções, dedicando-se também a cuidar dos dois filhos.
[Notícia sugerida por Ana Russo]