Desde 1988 que Susan e Shane Comiskey tentavam conceber o seu primeiro filho, sempre sem sucesso. A felicidade chegou finalmente este mês, com o nascimento da bebé Anna Margaret, já depois de a mãe ter vencido uma luta contra o cancro da tiróide que lhe foi diagnosticado há dois anos.
Susan, 42 anos, terminou o tratamento oncológico em 2009 – que incluiu duas operações e radioterapia – e em janeiro deste ano começou a sentir enjoos. O que parecia ser o regresso da doença era, afinal, um sinal de esperança.
“Fiz três testes de gravidez no mesmo dia e todos deram positivo. Ainda assim, só acreditei quando o meu médico de família confirmou. Finalmente estávamos a começar a jornada pela qual batalhámos durante tanto tempo”, conta Susan Comiskey, em declarações à BBC Brasil.
Os médicos que examinaram o casal acreditavam que os seus problemas de fertilidade deviam-se a um pequeno tumor benigno na glândula pituitária, que teria aumentado os níveis de prolactina, suspendendo a ovulação e alterando os ciclos menstruais.
Em 2007, o casal mudou-se para Liverpool, no norte da Inglaterra, onde Susan iniciou uma série de tratamentos sob a orientação do especialista em fertilidade Nabil Aziz. O médico prescreveu fármacos que ajudaram a regular o ciclo reprodutivo, o que aumentou as hipóteses de conceber de forma natural e também reduziu o tumor.