Um casal britânico levou a cabo a aventura de uma vida ao visitar, durante 127 dias, um total de 16 países ao volante de um velho carro clássico comprado por cerca de 600 euros no eBay.
Um casal britânico levou a cabo a aventura de uma vida ao visitar, durante 127 dias, um total de 16 países ao volante de um velho carro clássico comprado por cerca de 600 euros no eBay. Clive e Gillian Raven percorreram mais de 27 mil quilómetros e passaram por destinos tão díspares como Alemanha e Tailândia.
A história é avançada pelo jornal Daily Mail, que conta que Clive e Gillian, de 54 e 53 anos, respetivamente, casados há 33, deram início à jornada em Junho, mês em que deixaram para trás a sua casa em Sheffield, Inglaterra, tendo a França como primeiro destino.
Até Outubro, os dois passaram ainda pela Alemanha, Polónia, República Checa, Estónia, Lituânia, Letónia, Rússia, Mongólia, China, Laos, Tailândia, Cambodja, Malásia, Singapura e Índia, de onde partiram, por fim, de volta ao Reino Unido. Segundo Clive Raven, a despesa total da viagem foi de cerca de 11.800 euros.
“Já tínhamos feito férias através de muitos 'pacotes' de viagens – fomos à Austrália e à Tailândia – mas queríamos algo verdadeiramente diferente. Ter um carro deu-nos liberdade”, contou o britânico, acrescentando que esta liberdade lhes deu a possibilidade de fazer caminhos menos percorridos.
“Se não gostávamos de um hotel, simplesmente procurávamos outro. Se gostávamos especialmente de um local, ficávamos um pouco mais tempo. Fizemos o que quisemos, quando quisemos”, partilhou.
Para sobreviver ao cansaço da viagem, o casal revezou-se na condução do automóvel – um clássico Triumph 1300 azul -, fazendo-se à estrada de quatro em quatro dias e aproveitando os intervalos para explorar cada recanto das nações por onde passaram. Em todos os destinos, o alojamento passou por tendas de campismo ou hotéis de baixo custo.
“Quando viam o carro, os habitantes locais queriam interagir connosco, vinham ter connosco para nos apertar a mão. Ao escolhermos um veículo antigo em vez de um moderno sentimo-nos mais ligados ao mundo à nossa volta”, admitiu o aventureiro.
Casal quer repetir experiência em 2014
Apesar de alguns percalços e de passarem longas horas fechados dentro da viatura, ambos garantem que nunca discutiram e que a experiência foi memorável: de uma visita ao Kremlin, em Moscovo, passando por uma refeição em casa de uma hospitaleira ou o pôr-do-sol no Deserto de Gobi.
“Ao embarcar num grande desafio não temos escolha senão mantermo-nos unidos. Fizemos turnos na condução e na leitura dos mapas e trablhámos em equipa – ninguém vai acreditar, mas nunca discutimos”, garantiu Gillian Raven.
De acordo com a inglesa, o sucesso foi tal que já têm planos para repetir: no próximo ano, Gillian e Clive esperam voltar a fazer-se à estrada e, desta vez, com um objetivo solidário, procurando angariar dinheiro para uma instituição de solidariedade.