Nos EUA um casal encontrou um tesouro que faria inveja a qualquer pirata. Enquanto passeavam o cão, o casal descobriu cerca de 1400 moedas de ouro, no valor de 7 milhões de euros. O tesouro, datado de 1800, foi descoberto em oito latas de metal em de
Nos EUA, um casal encontrou um tesouro que faria inveja a qualquer pirata. O casal descobriu cerca de 1.400 moedas de ouro, no valor de 7 milhões de euros. O tesouro, datado do século XIX, foi descoberto em oito latas de metal no terreno da casa do casal, em Abril do ano passado.
“No passado já foram encontradas milhares de moedas de ouro, mas um tesouro enterrado deste tipo é inédito. Eu nunca vi encontrar um achado deste valor na América do Norte e nem se encontra moedas nestas condições”, revela David McCarthy, um especialista em moedas da empresa Kagin’s e representante do casal, em declarações à Reuters.
A empresa não avançou a identidade do casal, que quer manter o anonimato. Ainda não se sabe quem escondeu as peças de ouro, que foram cunhadas entre 1847 e 1849, em latas de metal do século XIX no quintal do casal. As moedas de ouro parecem ter sido enterradas novas e, ao longo deste tempo, sofreram poucos danos.
De acordo com McCarthy, é curioso que os recipientes tenham sido descobertos espalhados por toda a propriedade e em diferentes profundidades. Isto sugere que não foram colocados lá ao mesmo tempo.
O tesouro ficou conhecido como o “Saddle Ridge Hoard” e é constituído por mais de 1.400 moedas de ouro de diferentes valores. Uma das moedas, designada por 1866-S No Lema Double Eagle, vale cerca de 7 mil euros.
“A descoberta do Saddle Ridge Hoard é uma das histórias de numismática (ciência das moedas) mais incríveis que eu já ouvi”, diz Don Willis, presidente da Professional Coin Grading Service dos EUA, em declarações à Reuters.
A maior parte das moedas vão ser vendidas através da Amazon e as restantes vão ser doadas à Associação Americana Numismática para serem exibidas.
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes, António Resende e Elsa Martins