A fotogradia tirada no dia 14 de Agosto de 1945, dia em que o Japão se rendeu, mostra um beijo entre um marinheiro e uma enfermeira em plena Times Square e percorreu o mundo como um símbolo do final dos confrontos.
Passaram 67 anos desde esse dia e a identidade dos protagonistas da imagem permaneceu envolta em polémica, uma vez que várias homens e mulheres, durante estes anos, reclamaram a identidade da fotografia.
Só recentemente, e após vários testes e análises – incluindo avaliações de peritos e testemunhas que estiveram no local – a identidade dos dois parece ter sido confirmada. Toda a polémica e respetiva confirmação foi divulgada num livro, publicado em Maio, e intitulado “The Kissing Sailor: The Mystery Behind the Photo that Ended World War II”.
Assume-se agora que George Mendonça, antigo marinheiro, e Greta Friedman, na altura enfermeira, são as “estrelas” daquela que se tornou numa das mais famosas fotografias do século XX. Por isso, a CBS News decidiu encontrá-los e reuni-los no local do beijo para comemorar o 67º aniversário do fim da guerra.
Questionados sobre o momento, George e Greta, ambos de 89 anos, revelaram que, ao contrário do que parece, na altura da foto eram dois desconhecidos, e o beijo foi um reflexo da euforia. George explicou que, no meio de toda a alegria, quando viu Greta “agarrou-a e beijou-a”, um momento fugaz imortalizado pela fotografia de Alfred Eisenstaedt.
George, que estava num bar com a sua namorada (a sua atual mulher), saiu à rua com ela para celebrar o fim da guerra, acabando por beijar uma desconhecida. A enfermeira garante que, apesar de não ter visto o marinheiro aproximar-se, e de ter sido apanhada de surpresa, “nunca esqueceu aquele momento”.
Greta refere que viu a fotografia assim que ela foi publicada na Life Magazine. No entanto, George não soubde da imagem até 1980, ano em que um amigo a descobriu naquela revista. O marinheiro lembra-se de não acreditar que era ele ali retratado até ao minuto em que viu a fotografia pela primeira vez e exclamou para si próprio: “Sou mesmo eu!”.
Embora tenham surgido, ao longo destes anos, várias pessoas a afirmarem ser a enfermeira ou o marinheiro da icónica imagem, foi agora confirmado serem mesmo George Mendonsa e Greta Friedman. A prova mais evidente é a cara da mulher que estava com George na altura, a sua atual esposa, visível sobre o ombro direito do marinheiro.
Depois de confirmada a identidade dos protagonistas do célebre beijo são várias as cartas que lhes chegam com palavras de apoio e pedidos de autógrafos, declarando que “deve ser fantástico estar envolvido numa fotografia que simboliza o fim da 2ª Guerra Mundial”.