O Conselho de Ministros de 18 de março aprovou a criação de uma dependência da Cinemateca Portuguesa na cidade do Porto. Em comunicado, o Ministério da Cultura refere que o futuro centro de exibição cinematográfica vai "responder às necessidades de a
O Conselho de Ministros de 18 de março aprovou a criação de uma dependência da Cinemateca Portuguesa na cidade do Porto. Em comunicado, o Ministério da Cultura refere que o futuro centro de exibição cinematográfica vai “responder às necessidades de alargamento da oferta de divulgação e da exibição de cinema, enquanto fonte de conhecimento e promoção de valores culturais”.A Casa do Cinema do Porto tem também o intuito de reforçar “as estruturas de acesso a uma programação não limitada ao circuito comercial, parcialmente asseguradas por associações, cineclubes e festivais de cinema”.
Desconhecem-se ainda as datas de início da construção e do funcionamento da nova instituição, já reivindicada pela cidade Invicta há dois anos, através de uma petição pública.
Maria João Seixas, atual diretora da Cinemateca Portuguesa, tem agora a responsabilidade de nomear um novo subdiretor que posteriormente dirija a Casa do Cinema do Porto.