Rodrigo de Matos foi um dos três cartoonistas distinguidos no âmbito dos prémios canadianos 'World Press Freedom'.
Rodrigo de Matos foi um dos três cartoonistas distinguidos no âmbito dos prémios canadianos 'World Press Freedom'. O cartoonista português convenceu o júri com o cartoon que idealizou para o concurso cujo tema era 'o Big Brother está a vigiar-te'. O anúncio da vitória foi feito pelo próprio artista na sua página de Facebook.
Cartoonista do Expresso, Rodrigo de Matos recebeu o terceiro galardão naquela que foi a 14ª edição dos prémios World Press Freedom, um concurso internacional promovido pelo comité canadiano para a liberdade de imprensa. No fim, são reconhecidos os três melhores trabalhos apresentados ao júri.
No caso do cartoonista português, ao ocupar o terceiro lugar do pódio, este tem direito a um prémio monetário no valor de 500 dólares (cerca de 360 euros), bem como a um certificado do Canadian Comitee for World Press Freedom.
Para a edição deste ano, o júri escolheu como tema 'Big Brother is watching you' ('o Big Brother está a vigiar-te'), pelo que todos os trabalhos apresentados a concurso deviam respeitar essa linha temática. O primeiro lugar foi conquistado pelo canadiano Bruce MacKinnon e o segundo pelo francês Pierre Brignaud.
Rodrigo de Matos nasceu em Angola em 1975, sendo cartoonista editorial do semanário 'Expresso' desde 2006, onde os seus trabalhos são habitualmente publicados nas páginas da secção de Economia, na versão impressa, bem como na edição online.
É também autor do cartoon semanal publicado na 'Ponto Final' e no 'Macau Daily Times' e vencedore do Grand Prix of Press Cartoon Europe 2014, em Knockke-Heist, na Bélgica.
Consulte AQUI os restantes dois trabalhos vencedores dos prémios World Press Freedom.
Notícia sugerida por Maria Pandina