Se o silêncio dos carros elétricos e híbridos é umas das vantagens deste tipo de veículos, para os ciclistas ou peões pode tornar-se numa situação perigosa. Portanto, os fabricantes querem incorporar um dispositivo acústico contra acidentes.
Se o silêncio dos carros elétricos e híbridos é umas das vantagens deste tipo de veículos, para os ciclistas ou peões pode tornar-se numa situação perigosa. Face a isto, os fabricantes deste tipo de automóveis estão a pensar incorporar um dispositivo acústico para evitar acidentes.
De acordo com o jornal britânico Daily Telegraph, as queixas remetidas aos produtores de carros elétricos e híbridos têm sido muitas, visto que este tipo de veículos tem sido um grande sucesso, dificultando a segurança dos peões e ciclistas nas estradas.
Alertada para esta situação, a Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa já aprovou uma lei, que entrará em vigor em 2013, definindo um “padrão” internacional para o silêncio dos carros elétricos e híbridos.
Christian This, responsável da equipa que está a elaborar o projeto, acredita que estes dispositivos serão “um importante elemento para aumentar a segurança destes veículos” e que a lei irá garantir uma “a abordagem consistente entre toda a indústria, o que é chave para a eficácia e aceitação destes dispositivos”.
Para já, está a decorrer a fase de testes iniciais, pelo que ainda é cedo para saber que tipo de ruído estes automóveis irão emitir para alertar peões e ciclistas.
Na Europa e na China, a comercialização de carros elétricos ou hibrídos já tem uma representatividade significativa. Porém, o mercado norte-americano continua a ser, por enquanto, o mais importante a nível internacional.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]