No próximo verão, Lisboa irá contar com 687 pontos de carregamento para veículos elétricos, anunciou a câmara de Lisboa esta quarta-feira. Segundo o presidente da autarquia, esta rede pretende "acabar com a desculpa para não utilizar o carro elétrico
No próximo verão, Lisboa irá contar com 687 pontos de carregamento para veículos elétricos, anunciou a câmara de Lisboa esta quarta-feira. Segundo o presidente da autarquia, esta rede pretende “acabar com a desculpa para não utilizar o carro elétrico”.Na apresentação da estratégia nesta área da autarquia, o vereador do Ambiente, Sá Fernandes, explicou que atualmente estão em teste 54 pontos de carregamento, garantindo que “no máximo até ao verão a rede vai estar completa”.
Sá Fernandes lembrou que em média cada condutor português percorre 28 quilómetros por dia pelo que a autonomia atual dos veículos elétricos é suficiente, ou seja entre 100 a 150 quilómetros.
O coordenador do projeto Mobi.e avisa, no entanto, que nessa altura, “o carregamento deixará de ser gratuito”, como acontece agora, e “os fornecedores de eletricidade deverão começar a disponibilizar sistemas de pagamento dos carregamentos do veículo eléctrico” utilizando um método semelhante ao multibanco.
No que respeita aos custos de carregamento, João Dias esclareceu que “ainda não está nada definido” e revelou que o governo está a preparar uma portaria que irá estabelecer um teto máximo para os valores cobrados pelos fornecedores de electricidade aos utilizadores.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]