Em comunicado divulgado ontem, 20 de Junho, a Agência Europeia para o Ambiente (EEA, sigla original), declarou que, a par de Portugal, Malta e Dinamarca foram os países da União Europeia com menos emissões de gases a partir de carros novos. Face à média europeia de emissão de dióxido de carbono, 135,7 gramas por quilómetro, Portugal conseguiu destacar-se, com um valor relativamente inferior: 122,8 gramas.
De facto, o nosso país foi aquele que registou o menor número de veículos novos poluentes, decrescendo de 223 mil, em 2010, para 154 mil, em 2011. De um modo geral, o relatório da EEA anuncia que o número de carros novos registados na União Europeia tem diminuído desde 2007, o que reflete alguma contenção de compra.
A nível europeu, a emissão de dióxido de carbono a partir de carros novos registou uma redução de 3,3 pontos percentuais. Perante este facto, Jacqueline McGlade, diretora-executiva da EEA, declarou que a regulamentação na indústria automóvel está a conduzir a mudanças positivas. “Os carros novos estão a tornar-se mais eficientes de ano para ano”, sublinha.
No extremo oposto da lista, a Estónia, a Letónia e a Bulgária revelaram-se as nações mais poluentes, uma vez que os seus veículos novos emitiram mais de 150 gramas de dióxido de carbono por cada quilómetro percorrido.
Para aceder ao estudo clique aqui.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]