Um novo carro desenvolvido por estudantes da Universidade de Utah, nos EUA, acaba de bater um recorde de velocidade de 105km/h, valor insignificante não fosse o facto de ser movido a um biocombustível resultante dos resíduos da produção do queijo.
Um novo carro desenvolvido por estudantes da Universidade de Utah, nos EUA, acaba de bater um recorde de velocidade de 105km/h. O valor seria insignificante não fosse o facto de o veículo ser alimentado com recurso a um biocombustível produzido a partir dos resíduos obtidos durante a produção industrial de… queijo.
O carro de corrida, batizado “Aggie-A-Salt Streamliner”, destacou-se entre os restantes veículos da sua classe durante o evento World of Speed 2012 organizado pela Utah Salt Flats Racing Association ao efetuar um percurso com combustível normal e outro com o biodiesel especial desenvolvido pela equipa, tendo este último permitido ao veículo atingir a mesma velocidade que o gasóleo.
Além de ter impressionado por ser movido com este biocombustível original, o desempenho do veículo é ainda mais surpreendente se se considerar que conta com um motor de dois cilindros com apenas 22 cavalos e um litro de capacidade.
Em comunicado, Lance Seefeldt, professor do departamento de química e bioquímica da Universidade de Utah, salientou que este é um “enorme avanço” e sublinhou “a grande qualidade dos trabalhos feitos” na instituição de ensino superior “na área da bioquímica e da engenharia”, congratulando-se com o sucesso do “combustível de queijo” que demorou mais de um ano a ser aperfeiçoado.
Veja abaixo o vídeo deste veículo em ação.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]