Tem um design desportivo, apenas três rodas e promete gastar um euro aos cem quilómetros. O Veeco RT, o primeiro carro elétrico 100% “Made in Portugal” foi revelado, esta sexta-feira, no Casino de Lisboa.
Com dois lugares, o Veeco RT consegue uma autonomia entre os 200 e os 400 km, dependendo da bateria, e promete acelerar dos zero aos 100 em oito segundos, atingindo 160 km/hora.
O veículo funciona com baterias de lítio de última geração com capacidades entre 16 e 48 kWh. As baterias são geridas através de um sistema eletrónico que protege e monitoriza o funcionamento das baterias e informa o condutor sobre o estado de carga e outras informações úteis.
Mas o grande destaque vai para a economia, já que o Veeco promete gastar apenas um euro aos 100 km, desde que o utilizador carregue a bateria durante a noite, usufruindo da tarifa bi-horária.
O desportivo elétrico português foi desenvolvido numa parceria entre a VE-Fabricação de Veículos de Tracção Eléctrica e o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL).
Co-financiado pelo QREN, o projeto teve um investimento de 1,7 milhões de euros e a sua comercialização está prevista para 2013.
Clique AQUI para aceder ao comunicado de imprensa do Veeco RT com mais informação.
[Notícia sugerida por Fernando Pereira]